sábado, 25 de junho de 2011

9º Arraiá da Luz

Nesse ano o Forró da Comunidade foi substituido pela confraternização das zeladas de Mãe Rainha que no último dia 18 /06 trouxeram suas famílias para o Momento do Terço seguido do forró.
Durante a festança aconteceu o Casamento na Roça  esse ano realizado pelos coordenadores e conselheiros da Juventude Católica.
O 9º Arraiá da Luz contou com uma inusitável troca de papeis no Casamento na Roça.
   Veja o roteiro(que durante a peça houve improvisos ) e as fotos do evento.

Personagens:
Noivo =  Fernanda                          Noiva= FábioPai da noiva = Fabiane                   Mãe da noiva= NetoDelegado (a) = Vanessa                 Padre = Suane
Mocréia= Cacau

Cena I - (Noivo entra correndo em cena, perseguido pelo Delegado e pelo pai da noiva. Noivo é agarrado pelo Delegado que, além de segurá-lo, tem de defendê-lo do Pai da noiva.
Noivo = parô, parô ............... valendo!!! 
Delegado = arra seu molequee... tu ta de brincadeira...
Delegado - Chega! Pode pará! O hôme tá pego. ( o noivo para e fica estátua)
                   Mas homi por que tu num quer casar ?!!!
Noivo = ah, tu quer saber
              Vou te dizer...
              Vou não, quero não , posso não...
              Minha mãe não deixa não, posso não
               Ela diz que sou muito novo tenho que ser  safadão.
Pai =  Ei tu quer saber?
Noivo = quero sim!
Pai = tu vai sim , tem que ir, pois minha fia vai ter um fi
         Tu vai sim ! Tem que hi.
Delegado  = eita vamo para  com essa conversa  cantada...
Pai - Ah! Dotô Delegado! Esse miseráver percisa apanhá!
Aonde já se viu, fazê o que ele feiz cuma moça dereita que nem a minha fia?
Noivo - Eu num fiz nada Dotô Delegado, é tudo mintira! Eu num fiz nada suzinho!
Delegado- Disso eu sei seu safado. Ocê tem sorte de eu tá aqui,  sinão... o pai da moça ia ti castrá.
Noivo - Ai, minha nossa, mais... isso é muita marvadeza. Justo isso?

Cena II - ( os mesmos, mais a noiva que vem acompanhada da mãe.)
Noiva - Ah! Meu queridinho! Tá tudo inteiro aí, luz da minha vida?
Noivo - Tá sim, casca da minha firida.
Mãe - Ah! Seu guampudo! Ocê tá aí! (Ameaçando-o com uma vassoura) Eu te mato! Eu num disse que era prô cêis i na missa? Intão como é que ocêis foram rezar ditraiz da igreja?
Eu ti discadero, "coisa ruim"!
Delegado-Nada disso. Primero nóis vai resorvê o que interessa. Como é, seu discarado? Ocê casa ca moça u eu ti intrego prá eles?
Noivo - Dotô Delegado! Eu juro qui sô inocente. Qué vê só uma coisa? Intão gente, num é verdade que eu sô virge?
(Nesse momento, contando com a colaboração da plateia, todos gritam que NÃO!!!!!
Delegado- Aqui ninguém qué sabê do seu signo, não. Vai casá ou num vai?

Pai - Deixa ele prá mim Dotô Delegado!
Mãe - Só dispois qui eu acertá ele!
Noiva - E esse cuitadinho aqui? Vai nascê sem pai?
Noivo - Mais Dotô Delegado. Quem falô qui eu num quero casá?
Craro qui quero, só qui os parpé demora muito!

Cena III ( Os mesmos, mais o Padre que vem chegando com os convidados ).
Padre - Mintira. Num demora nada. Eu já arresorvi tudo. Desde o dia que pegaro ocêis atraiz da horta qui eu já tô fazeno os pregão, SEU... HEREGE. E se é verdadi o qui ocê falô, nóis faiz o casamento hoje mesmo!
Padre: para tudo...  aaaatchiiiim!! (Espirra em um lenço e diz:  meu Deus, o que é isso?  - Todos olham com cara de nojo e reclamam, uns saem correndo, outros desmanham...Delegado- Intão tá resorvido. Vamus prô casório!
Pai - Isso Dotô Delegado!
Mãe - (Olhando pro céu e de mãos postas.) Brigado minhas almas!
(Coloca-se uma musica e a noiva vai se vestir... enquanto isso a mãe  volta e começa a ligar para os parentes ganhando tempo para noiva se arrumar)
coloca-se a musica e a noiva entra
todos tomam seu lugarPadre - Vamus lá! Seu Barnabé, é de sua livre vontade que u Sinhor si casa cá Senhorita Luzia das Pernas Tortas?

Noivo - (Olhando prô pai da noiva) Craro Sêo Padre. Eu tô loco prá casá!
Padre - Senhorita Luzia, é de sua livre vontade qui si casa cô Sinhor Barnabé Rosca Sem
Fim?
Noiva - É sim Sêo Padre! Eu quero mais é casá i dá inveja nessa genti qui dizia que eu ia ficá incaiada! ( olha apontando para plateia)

Padre - tem arguém que seja contra esse casamentu? que fale agora ou se cale para sempre.
( entra a mocreia peituda  em camera lenta...fazendo com que os peitos balancem muito... dizendo que está gravida do noivo...
o delagado que nas horas vagas é medico examina e ao bater na barriga a mocreia solta gases e então o delegado diz que ela é muito jeitosinha e que fica com ela...
depois de bagunça resolvida o padre diz:
Padre: Intão eu Vos declaro marido e muié e... seje u qui Deus quisé!
Pai - E agora que tá tudo resorvido. Eu cunvido ocêis tudo prá festa do casamento!!!!!!!
      Mãe – mas para homi, a noiva precisa joga o buquê...               Ajunta as incaiada tudo ai vai...
        ( a noiva joga o buque  e as convidadas saem no tapa... a mocreia usa seus "dotes"(peitos) como arma e começa a bater nas pessoas que caem e ela então fica com o buquê.
    (solta o som e todos começam a dançar - agradecem ao publico e saem de cena)



























Nenhum comentário:

Postar um comentário