sexta-feira, 19 de abril de 2019

Encontro da Campanha da Fraternidade 2019

O Grupo de Estudos Biblicos realizou um Encontro para estudar melhor a CF2019. 
Veja como ele aconteceu (pautas e fotos) 

Acolhida :

A Campanha da Fraternidade tem o objetivo maior de fazer crescer a fraternidade entre nos e no lugar onde vivemos, com aqueles com os quais convivemos e construímos historia . A falta de condições para acessar os serviços de saúde, de moradia, de educação, de seguridade social, entre outros, faz com que a vida de muitas pessoas se torne um verdadeiro “calvário”. Que esse encontro fortaleça o exercício da fraternidade, semeando vida e esperança em nosso meio .

Momento de Oração
· Invocação do Espirito Santo

· Oração da Campanha da Fraternidade

· Reflexão do cartaz

· Hino da C.F. vídeo

Dinâmica : Ser Luz

Distribua os palitos de fósforo para cada participante. A missão deles será de mantê-los acesos pelo maior tempo possível, enquanto o coordenador segura a vela acesa.

Reflexão: embora portemos a luz, não somos a verdadeira Luz. É o Cristo quem deve ser aquele a irradiar a luz que aquece, conforta e ilumina. Nós somos instrumentos para que Ele chegue até os demais.

Preparando para ouvir a Palavra



L1. O Livro do Êxodo relata a libertação do povo de Deus das mãos do Faraó do Egito. Deus ouve o clamor de seu povo sofrido, desperta liderança e conduz o povo para fora da escravidão. Para que o povo não volte a ser escravo, Deus faz, com ele, uma Aliança e aponta leis, normas, que são capazes de transformar a relação entre as pessoas . É transformando as relações entre nós e com a sociedade que podemos alcançar uma vida nova, uma sociedade mais justa e mais humana para todos. Vamos ouvir com atenção o que o Senhor nos fala.

Todos: Pelo direito e a Justiça libertados, Povos, nações de tantas raças e culturas. Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados, Somos em Cristo, hoje, novas criaturas.

Deus nos fala : Ex. 23, 1 – 9

Iluminando a vida com a Palavra

L2 : para se recuperar a fraternidade, é preciso agir com justiça. O texto acima diz respeito à questão da justiça nos tribunais, onde, às vezes, a lei é torcida a favor dos mais fortes e em prejuízo dos mais fracos e pobres. O textos procura indicar uma conduta reta, honesta e respeitosa dos direitos de cada um. Somente uma sociedade baseada na justiça e no direito será capaz de evitar que os mais fracos se tornem escravos dos mais fortes. Por isso o povo devia manter viva a memoria do que tinha acontecido no Egito, para que, ao entrar na Terra Prometida, não recriasse a mesma situação de opressão .

Todos: Pelo direito e a Justiça libertados, Povos, nações de tantas raças e culturas. Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados, Somos em Cristo, hoje, novas criaturas.

L1 . A CF deste ano volta-se para a questão dos políticas publicas. Ela que nos ajudar a compreender e a participar mais ativamente dessas politicas, que favorecem a todos, principalmente aos mais pobre . Daí a necessidade de entendermos bem o que vem a ser politicas publicas e de buscarmos superar os preconceitos que levam as pessoas a se fecharem a tudo o que diz respeite à politica, por entender como coisa suja , como corrupção e desvios. A palavra Política finca como coisa suja, como corrupção e desvios. A palavra Política finca suas raízes em um termo grego e se refere à “pólis”, o lugar para tomar decisões em função do bem comum. Por isso Políticas diz respeito a tudo na vida da sociedade. Ela está na arte, nas relações de trabalho, no preço dos alimentos, nas questões da moradia, do estudo, do transporte, do lazer, nas empresas, nos clubes, nas associações , na religião, etc.

Todos: Pelo direito e a Justiça libertados, Povos, nações de tantas raças e culturas. Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados, Somos em Cristo, hoje, novas criaturas.

L2. A política pública é um espaço de participação para a busca e para a garantia dos direitos. É preciso que esse espaço seja ocupado por pessoas honestas, serias, que agem a favor do bem, que busquem a justiça e o direito. Pessoas que levam a sério a Palavra de Deus. Verdadeiros cristãos que queiram fazer a diferença, sendo um fermento da justiça, uma luz que desmancha as tramas da corrupção e da violência e um sal que tempera a sociedade com avida que brota do Evangelho (Mt 5,13 – 14).

Todos: Pelo direito e a Justiça libertados, Povos, nações de tantas raças e culturas.Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados, Somos em Cristo, hoje, novas criaturas.

L1. O Papa Francisco, em suas homilias e em seus escritos, sempre tem nos orientando sobre a questão de que se envolver na política é uma obrigação dos cristãos .Ele destaca que não podemos fazer como Pilatos: “lavar as mãos”. A Política é uma das formas mais altas da caridade, pois buscar o bem comum. Os leigos cristãos devem trabalhar na política . E, se a política está suja, significa que os cristãos não se empenharam nela ou se empenharam sem o espírito evangélico. É fácil colocar a culpa nos outros. Mas o que eu faço pelo bem comum? Qual o meu empenho para que a sociedade, o lugar que eu moro, minha cidade, meu estado, meu país, sejam, de fato, mais justos, humanos e solidários ?

Puxando conversa:

Mãos na massa : atividade em grupo estabelecer 2 ou 3 ações para cada demanda: saúde, educação, moradia, trabalho, segurança . que será colocada no Painel respondendo: como?

· Plenária

Avisos:

Encerramento :

* Dinâmica Ser Igreja

* Música Cidadão do Infinito










Nenhum comentário:

Postar um comentário