segunda-feira, 9 de julho de 2012

Por que é que se lhe chama Sumo Pontífice?




Por que é que se lhe chama Sumo Pontífice?

Sumo Pontífice significa sumo sacerdote porque tem em seu poder todos os poderes espirituais com que Cristo enriqueceu a sua Igreja. O Sumo Pontífice, bispo de Roma e sucessor de S. Pedro, “é o princípio e fundamento perpétuo e visível de unidade, tanto dos bispos como da multidão dos fiéis”(LG 23)

Contemplar o mistério
Esta Igreja Católica é romana. Eu saboreio esta palavra: romana! Sinto-me romano, porque romano quer dizer universal, católico; porque me leva a amar carinhosamente o Papa, il dolce Cristo in terra, como gostava de repetir Santa Catarina de Sena (Amar a Igreja, 11)

Para tantos momentos da História (que o diabo se encarrega de repetir) parecia-me muito acertada aquela consideração que me escrevias sobre a lealdade: “Trago todo o dia no coração, na cabeça e nos lábios uma jaculatória: Roma!”. (Sulco, 344)

A nossa Santa Mãe a Igreja, em magnífica extensão de amor, vai espalhando a semente do Evangelho por todo o mundo. De Roma à periferia. Ao colaborares nessa expansão, pelo orbe inteiro, leva a periferia ao Papa, para que a terra toda seja um só rebanho e um só Pastor: um só apostolado! (Forja, 638)

Nenhum comentário:

Postar um comentário